Racional é um dos discos mais raros do Tim Maia,
uma vez deixei ele cair e quebrou. Hoje, eu resolvi pintar ele na minha casa. Mas qual é a história por trás do disco Racional?
Era o início dos anos 70, época de quebra das crenças consolidadas e de busca por espiritualidade. Já consagrado, Tim queria quebrar o sistema de domínio das grandes gravadoras e fechou um contrato com a RCA exigindo 100% do controle artístico na gravação do disco, além de uma fortuna de adiantamento.
Na época, Tim usava mescalina e, num desses delírios, conheceu o livro da Cultura Racional. Em poucas palavras, a cultura racional é uma filosofia que se propoe a explicar de onde viemos e para onde vamos.
Tim se deslumbrou e quis QUEBRAR com a rotina de loucuras…
Vidrado na crença, mudou as letras das canções do disco para promover a cultura racional.
A gravadora não aceitou e QUEBROU o contrato.
Mas o disco já tava quase pronto e, com a grana do adiantamento, Tim financiou a fabricação dos discos Racional, criando seu próprio selo, Seroma.
Assim nasceu um dos discos mais groovados da MPB, com letras que parecem não fazer sentido, mas contam a história de alguém capaz de mudar o rumo da própria vida por algo em que acredita…
Ha 10 anos, acabei quebrando esse disco…. Larguei a faculdade, mudei de cidade… decidi viver de vinil! Hoje, esse disco tá gravado na minha historia.
O tempo passa, o vinil resiste.